Viajamos para o exterior e meu filho não falou inglês. Será que ele não está aprendendo?

Muitos pais se angustiam quando, em uma viagem para o exterior, seus filhos parecem não estar conseguindo se comunicar em inglês. No entanto, isso não quer dizer que a criança não esteja aprendendo. A aprendizagem de uma língua envolve diversos aspectos e é necessário considerá-los antes de fazer uma avaliação  sobre o desempenho da criança.

Primeiramente, é importante ressaltar que quando viajamos para outros países, com idioma e cultura distintos dos nossos, é natural nos sentirmos inseguros ao nos comunicar em outra língua. Essa insegurança é ainda maior quando se trata de crianças. Se para nós, adultos, pode ser difícil conversar com um funcionário da recepção do hotel, já imaginaram uma criança? Sair da rotina, para muitas delas, é um grande desafio. Arriscar-se a falar outro idioma, então, nem se fala, principalmente se sentirem que estão sendo avaliadas por isso.

Outro aspecto relevante está relacionado ao próprio processo de aquisição de uma língua. Esse processo é cumulativo, demanda tempo e tem relação direta com o desenvolvimento cognitivo da criança. As crianças menores são insuperáveis na habilidade de reproduzir uma pronúncia impecável, mas são muito mais sensíveis em relação a ambientes e situações desconhecidos. As crianças mais velhas começam a criar uma consciência maior de seu próprio conhecimento no idioma e, em geral, começam a usá-lo de maneira significativa  ainda que com vocabulário e estruturas mais simples. Elas tendem a se arriscar mais a falar inglês. Isso é fruto de um trabalho cumulativo que requer tempo, persistência e paciência.

Temos tido um retorno muito positivo de pais de alunos que estão conosco desde pequenininhos. O depoimento deles reforça o que testemunhamos em sala de aula. Alunos se comunicando de maneira espontânea,  eficiente e adequada em inglês. Por isso, temos muito orgulho de nossos alunos!

Aqui na SayOk, temos profissionais qualificados e experientes, que olham cuidadosamente para cada um de nossos alunos. Trabalhamos para que todos eles aprendam inglês bem, se tornem fluentes e possam participar ativamente e criticamente desse mundo cada vez mais globalizado.

Caso vocês, pais, se sintam inseguros ou tenham qualquer dúvida, entrem em contato conosco para marcarmos uma conversa. Será um prazer recebê-los.

Um abraço,

Cristiana Tavares, Daniela Coelho e Débora Miranda

Rua do Ouro, 1725, 2º andar – Serra

Rua Fernandes Tourinho, 641, lojas 7 e 8 – Lourdes

Belo Horizonte | (31) 4141.6885